#1 Organização de Computadores - Conceitos Básicos
Conceitos Básicos
Arquitetura e organização de computadores são dois conceitos
fundamentais no estudo dos sistemas de computação.
Arquitetura: Refere-se aos atributos do ponto de vista do programador e,
portanto, tem impacto direto sobre a execução lógica de um programa.
Organização: Refere-se às
unidades operacionais e suas interconexões.
Desta forma, uma mesma arquitetura pode ser implementada por meio de
diferentes organizações.
Funções básicas de um computador:
✔ Processamento de dados;
✔ Armazenamento de dados;
✔ Transferência de dados;
✔ Controle.
Para desempenhar as funções o computador precisa executar um conjunto de
instruções (programa).
Os computadores que conhecemos são baseados no conceito de programa
armazenado, introduzido por Von-Neumann.
As instruções do programa e os dados são armazenados em uma memória, de
forma que a alteração de um programa consiste na alteração de um endereço de
memória.
O ciclo de execução de cada uma das instruções de um programa é dividido
em 07 estados:
1. Cálculo do endereço de
instrução;
2. Busca da instrução
(Instruction Fetch);
3. Decodificação da instrução;
4. Cálculo do endereço do
operando;
5. Busca do operando (Operand
Fetch);
6. Execução da operação;
7. Armazenamento do resultado.
No entanto, os computadores modernos utilizam o conceito de interrupção
para diminuir o tempo de ociosidade dos processadores, o ciclo de execução das
instruções ganha mais alguns estados.
As classes mais comuns de interrupção são:
✔ Interrupções de software;
✔ Interrupção de relógio;
✔ Interrupção de E/S;
✔ Falha de hardware.
A estrutura básica de um computador é composta 04 componentes:
1. Unidade central de
processamento (CPU);
2. Memória principal;
3. Dispositivos de E/S;
4. Sistemas de interconexão.
Cada componente possui subdivisões. A CPU, por exemplo, possui 04
subdivisões:
1.1 Unidade de controle;
1.2 Unidade lógica e aritmética (ALU);
1.3 Registradores;
1.4 Interconexões da CPU.
Falaremos sobre cada um deles mais adiante.
Para interconectar dois ou mais dispositivos em um sistema são
utilizados os chamados
barramentos.
Os barramentos são compostos por linhas que podem ser:
✔ Dados;
✔ Endereço ou;
✔ Controle.
Os barramentos de controle podem ser utilizados para controlar direito
de leitura ou escrita em memória ou E/S, interrupções, confirmações, relógio e
reset.
O projeto dos barramentos que compõe um sistema é de grande importância
no desempenho do sistema. 05 Pontos importantes no projeto de barramento:
1. Tipo – dedicado ou
multiplexado;
2. Método de arbitração –
Centralizado ou Distribuído;
3. Temporização - Síncrona ou
Assíncrona;
4. Largura – número de linhas;
5. Tipo de transferência –
Leitura, escrita, escrita/modificação/escrita, escrita/leitura, em bloco.
Para aumentar o desempenho do sistema, os barramentos são organizados de
maneira hierárquica, de forma a isolar o tráfego de dados entre CPU e memória
do tráfego proveniente de operações de E/S. Os chamados barramentos de expansão
proporcionam maior flexibilidade ao sistema (ex.SCSI),enquanto os barramentos
de alta velocidade são utilizados para dispositivos de alta capacidade (ex.
FireWire).
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